top of page

Comer Para a Vida: #Lição 3



Como Comer A Quantidade Certa Para Você sem Fazer Dieta, gerenciar o estresse e a ansiedade sem a comida, deixar de comer de maneira emocional e cultivar uma vida que vale a pena ser vivida.


Esta é uma série de 3 lições para te preparar para curso ONLINE: COMO COMER CONSCIENTE no dia a dia. Se você não leu as outras lições clique nelas para ler: LIÇÃO 1, LIÇÃO 2.


O Caminho Mais Curto Para Cuidar da Saúde em 2020, Descobrir O Que Comer e Como Comer, Mudar e Manter as Mudanças Sem Depender de Esforço, Foco, Fé e Força.



De: Paula Teixeira

São Caetano do Sul – São Paulo


Car@ leitor@,

Os últimos dias foram um verdadeiro desafio para mim mas ao mesmo tempo, muito gratificante.


Quando eu comecei essa série, a minha meta inicial era escrever apenas algumas palavras. Uma visão geral de como comer com mais qualidade, de maneira mais leve e de uma maneira que você não “pare” de se cuidar porque imagina que se mover e cuidar da alimentação não vale a pena a não ser que estiver emagrecendo rápido e na velocidade que as revistas dizem ser real.


Mas depois da primeira parte eu decidi mudar os planos. O que era para ser um conteúdo básico, virou algo extremamente avançado e completo. Uma parte do conteúdo que dou nos meus cursos mesmo.

Por muitas vezes eu escrevia algo e apagava (Estou falando muito), era o que eu pensava.


Mas eu acabava deixando tudo lá. Tanto que eu decidi que iria apagar o links das lições, já que são conteúdo dos cursos. Mas vou deixar.


A verdade é que eu estou muito dividida. Por um lado eu fico MUITO feliz em ter a oportunidade de ajudar as mais de 3000 pessoas que estão acompanhando esse curso.


Por outro lado, a minha experiência tem mostrado que as pessoas tendem a valorizar menos aquilo que é grátis ou “muito barato”.


Eu entregava conteúdos de altíssimo valor e o resultado não era proporcional.


O que quero dizer é que as pessoas assistiam, gostavam, mas como não pagaram pelo conteúdo voltavam para a internet comprar capsulas mágicas para emagrecer. Sei lá, como se uma solução paga fosse melhor.


E analisando esse comportamento eu descobri que na verdade que mesmo que meu conteúdo fizesse sentido. As pessoas estavam em busca de algo mais fácil, mais imediato, que prometesse algo que elas querem, mesmo que esse produto não cumprisse a promessa, só pelo fato de prometer já era mais digno da pessoa depositar esperança, acho que as pessoas pensavam no “vai que dá certo né?”


Eu preciso ser muito honesta com você. Eu não acredito que seja possível se tornar um Comedor Consciente da noite para o dia. É impossível.


MAS eu acredito que você consiga seguir um passo a passo para comer atento ALTAMENTE intuitivo da noite para o dia.


Calma Dra! Dá ou não dá para aprender comer consciente rápido? Minha mente travou.


Eu vou te explicar.


As suas primeiras refeições conscientes, serão BASICAMENTE feitas seguindo uma estrutura pronta. Simples assim.


Você vai seguir as práticas, ler o passo a passo e comer de acordo com aquilo que está escrito como um guia.


Eu não sei se você já colou na prova. Eu nunca colei!


Isso me faz sempre querer pegar os caminhos corretos e mais longos. Mas eu confesso que nesse caso eu entendo o “desespero” das pessoas que procuram as soluções mágicas para emagrecer e querem caminhos mais fáceis de serem seguidos.


Depois de mais de 20 anos de dieta, a gente acostumou a ter uma “lista” de alimentos, uma lista do que comer, do quanto comer, que horas comer.


E entendo que quando eu falo “não dieta” talvez você entenda “pode comer o que e quanto quiser”. Mas eu te garanto comer atento não tem nada a ver com isso.


Na verdade esse “método” do começo ao fim tem passo a passo e também tem materiais, listas e tabelas que te guiam, com práticas do começo ao fim que te ensinam até que você esteja pronta para seguir sozinha.


A diferença é que Comer Consciente é algo que você não desaprende, que você tem “começar de novo”. É um método continuo.


O que eu quero dizer com essa história é que no mundo do Comer Consciente você não vai ficar SEGUINDO uma lista de dieta. Não tem isso.


O que eu estou dizendo é que, se você tiver acesso a uma ESTRUTURA, mesmo sem entender exatamente o que você está fazendo, a sua alimentação terá uma certa consciência que vai aumentar com o tempo.


Em outras palavras, se eu te entregar TEMPLATES  para você seguir, e te der exemplos para ADAPTAR a sua rotina, eu tenho certeza que você conseguirá comer atento com a velocidade (que você decidiu que quer, fazer o que?) e com qualidade.


Mas essa é a PRIMEIRA fase. Depois de usar o template por várias e várias vezes, se eu começar a te explicar o PORQUÊ de cada ação, o porquê de cada etapa, será muito mais fácil você criar os seus próprio jeito de comer consciente.


Em outras palavras, PRIMEIRO você incorpora a prática e depois você RACIONALIZA. 

Quando comecei a comer com atenção plena, eu ia comer e ouvia cerca de 3 ou 4 vezes as práticas em áudio.


Mas chegou um momento que eu “gravei” todas as estruturas na minha mente. Depois, eu comecei a criar os meu PRÓPRIO jeito de comer atenta.


Os 3 MAIORES Ensinamentos Que Eu Poderia Dar a Você Que Quer Comer Consciente


A coisa que eu mais faço no meu dia a dia é atender ou ensinar mulheres que estão tentando comer melhor e emagrecer.


Principalmente as mulheres que fazem parte do meu grupo de mindful eating.


A maioria dos dias eu atendo ou ensino cerca de 20 pessoas diferentes. Basicamente existem três grandes conceitos que AUTOMATICAMENTE ajudam qualquer pessoa tentando comer melhor, e vai te ajudar a partir de agora.


Se eu tivesse começado agora, era nisso que eu iria focar:


  1. Desvendar a Fome Física e Diferenciar da Fome Emocional

  2. Saber Como Comer, Quanto Comer, O Que Comer sem seguir dieta

  3. Ter Práticas para Gerenciamento o Estresse e Emoções desafiadoras


Para desvendar sua fome você precisa aprender a se reconectar com seus sinais e sintomas de fome real fisiológica. A fome física em geral é localizada no estômago, ela vai aumentando gradativamente, piora se você demorar para comer. Em geral se está com fome física você aceitaria qualquer alimento para comer, tipo você já deve ter passado por isso, olhado para seu colega do lado e dito “ei, você tem alguma coisa ai para comer, pode ser qualquer coisa, estou morrendo de fome”. Em geral seu estômago ronca, você fica fraco, com dor de cabeça, irritado.


Você precisa aprender a ouvir esses sinais e quando achar que quer comer se perguntar “essa fome é física”, em seguida procurar por esses sinais e se eles não estiverem presentes e sua fome for por algo específico, tipo “preciso comer um doce” e apenas um doce vai satisfazer, ou se você comeu a pouco tempo, talvez seja outra coisa que você precisa.


Nessa hora que entra aquilo que ensinamos nas outras lições de descobrir Qual a sua real necessidade naquele momento e tentar suprir.

Aqui eu vou te passar um método passo a passo para você usar em todas as oportunidades em que estiver comendo. Isso é sua cola para começar a comer consciente. Ao começar a usar essa estrutura para comer você vai incorporando o mindful eating e ela te proporcionará descobrir a usar a sua inteligência interna para regular o quanto você come.


Esse método se chama BASICS do Mindful Eating, ele foi criado pela Lynn Rossy e faz parte do programa Eat For Life, ou seja, Coma para a Vida.


Ele não pode ser reproduzido e pode ser usado apenas para fins de ensino por pessoas habilitadas. Logo como estou te dando aqui algo como uma palestra introdutória ao Mindful Eating, peço que você não reproduza esse texto, ele é protegido com direitos autorais.


Como usar o BASICO? A cada refeição você simplesmente segue os ensinamentos de cada umas das letras na ordem da palavra, como está abaixo:

B – Respire e verifique sinais de fome na BARRIGA antes de comer.

A – APRECIE sua comida.

S – SEM pressa.

I – INVESTIGUE sua fome ao longo da refeição, em especial na metade dela.

C – Mastigue COMPLETAMENTE o alimento.

S – SABOREIE a comida.

Este é o BASICS DO MINDFUL EATING você está recebendo esse conhecimento por ter participado da palestra introdutória do Eat For Life


Ter Práticas para Gerenciamento o Estresse e Emoções desafiadoras

E agora falta só você ter acesso a práticas de mindfulness, compaixão, perdão para aprender a se nutrir com outras coisas além da comida. Com as práticas você pode conseguir os benefícios do mindfulness para seu equilíbrio emocional apenas por estar ouvindo e seguindo esse áudios todos os dias.


Eu vou disponibilizar essa prática para você, sendo que nos nossos programas oficiais existe uma prática específica para lidar com cada uma das situações relacionadas aos desafios de lidar com o corpo e a alimentação. Como o BASICS e esse áudio que vou deixar para você.


Essa é a prática para comer atento:



Talvez nessa altura você esteja se perguntando isso. Honestamente, eu evito ao máximo falar dos meus resultados de emagrecimento, porque eu sei que parece que só importa comer atento se você emagrecer.


Eu emagreci sim, 30 kg em 4 anos, coisa que nenhuma dieta fez por mim, alguns dos meus pacientes emagrecem sim. Mas o que mais me motiva é que eu recuperei minha vida e mesmo se eu não tivesse emagrecido eu gostaria de ter aprendido a viver na paz que vivo hoje.

Enfim…

Quanto melhor a sua consciência ao comer, gerenciamento do estresse, comer ouvindo o corpo maiores os seus resultados em ganhar saúde e recuperar a paz e a confiança no corpo. Se for para investir tempo, invista em praticar atenção gentil ao comer.

Quanto mais praticar, melhores os seus resultados, mais fácil a sua rotina, mais tempo livre você tem para cuidar do que realmente importa na vida: construir seus planos e ter uma vida vibrante.


Quanto mais gentil, mais consciente, mais compassivo, maiores os seus ganhos. Ou seja, você pode curtir mais a sua família, seus amigos e não ficar simplesmente vivendo para emagrecer. Com essas 3 lições você esta preparada para ir para nosso curso gratuito online! Espero você na terça feira para que a gente coloque tudo isso aqui na prática. Mas...


Há uma semana eu liberei o programa pago do EAT FOR LIFE. Vocês que estão acompanhando as lições e mandaram mensagem perguntando, vou falar sobre isso agora. Qual a diferença do curso gratuito da semana que vem para o curso do EAT FOR LIFE?

O EAT FOR LIFE é um programa de acompanhamento, eu irei compartilhar TODAS as nossas estruturas para comer atento, vou te ensinar a comer consciente, ou seja, como comer, quanto comer, porque comer, o que comer sem fazer dieta. Ainda, ensinar a descobrir e mudar cada um dos comportamentos desafiadores que você tem que tem mantem comendo de maneira emocional. São 10 semanas e não 3 dias.


O Eat for Life, o curso pago de 10 semanas, também é o pré requisito para você nutricionista, médic@ ou psicólog@ se habilitar para incluir mindful eating nos seus atendimentos e é o pre requisito se você quiser se tornar instrutor de mindful eating e poder ensinar esse mesmo curso pago de 10 semanas.


Funciona assim:

Ser instrutor:

01: O curso pago de 10 semanas

02: retiro com a Lynn, criadora do programa de 5 dias presencial

03: dar seu primeiro grupo com supervisão de uma das diretoras do CBME


Incorporar Mindful Eating nos atendimentos:

01: O curso pago de 10 semanas

02: Fazer 3 supervisões com uma das diretoras do CBME.

03: É opcional, mas depois desse passos pode pedir para o CBME colocar seu nome no site e te recomendar se você caso deseje se afiliar.


O curso gratuito, é um curso introdutório, que não habilita profissionais, e também será muitíssimo completo, mas mais básico, obviamente. Algumas pessoas já estão prontas para garantir seu próximo passo então aqui já seguem as informações do curso pago:


O valor desse curso no Brasil na primeira turma estava R$3.000. Talvez você concorde comigo que esse curso deve valer isso mesmo (baseado no que você viu nas lições). Ele foi dado pela Lynn, agora nós fomos habilitados, pois ela também deseja que mais pessoas possam aprender a ter esse outro tipo de jeito de se cuidar e aprender a comer.

Poderíamos seguir cobrando os 3 mil, mas decidimos cobrar um valor mais acessível, até como uma decisão do CENTRO BRASILEIRO DE MINDFUL EATING para que mais pessoas possam fazer o curso e até se habilitarem como instrutores. Apesar de ainda ser um investimento considerável.  (que pode ser parcelado em 6x).


De R$3.000 por R$1.280. A gente queria exatamente dar a chance para aqueles que tomaram a decisão e que talvez, o financeiro fosse apertar por uma razão ou outra.


Eu tenho esperança que eu esteja atraindo pessoas sérias e dedicas que irão fazer valer a pena.


Principalmente pelo NÍVEL de esforço que esse programa nos gera. Esse é um programa de acompanhamento de 10 semanas, ou seja, durante 2 meses e meio eu vou me encontrar com vocês com novas lições, novos passo a passos, novas estruturas e novos processos.  Nós simplesmente não te entregamos vídeo-aulas. Todos as semanas temos 2 horas com você e o restante da turma, online ao vivo. E depois continuamos nosso acompanhamento pelo whatsapp.


Com esse curso você vai desenvolver mais vontade natural de comer mais alimentos verdadeiros, simples! Em geral as pessoas descobrem que gostam mais dos alimentos menos processados. Descobrem que nunca comeram de verdade alimentos que pensavam gostar. Vou confessar que temos pessoas em todos os grupos que diziam amar nutella ou batatas fritas de pacote e quando comeram atentamente descobriram que na verdade não gostavam.


Você vai aprender COMO comer, Quando Parar de Comer sem sofrimento apenas aprendendo a ler de novo seus sinais.


Você vai aprender a comer doces e todos os alimentos sem ter medo de perder o controle.

Então é isso. Espero que você tenha curtido a lição.


Se quiser informações para se inscrever estão no eventbrite ou você pode , a cordenadora do nosso curso.


Para se inscrever basta realizar pagamento



Depósito ou Transferência: Pedir a conta via whatsapp e desconto de mais 20% (Valor deposito 1.096)

(11)974867189 Falar com Leonil, da minha equipe.


Vamos juntos! Te espero na próxima semana!!


Dra. Paula


269 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page