top of page

10 lições para Começar uma Prática de Mindful Eating


Passos que ajudam a começar na prática de Mindful Eating



1) Coma somente quando você estiver com fome

Quando você estiver com fome note as sensações em seu corpo que lhe dão essa mensagem. Explorar essas sensações irá ajudar você a identificar se esta realmente com fome. Se você aprender a aceitar e honrar a fome você tem uma chance maior de não comer alimentos na hora que você não precisa.



2) Veja o que de melhor está disponível e que você queira comer

Verifique a comida que está disponível, os nutrientes que ele contém, como ela pode ser preparada. Isto irá permitir que você faça uma escolha informada sobre a comida que contém todos os nutrientes. Se conecte novamente com seu corpo e deixe o medo de comer de lado, sua sabedoria interna é sua maior aliada.

Seu corpo é capaz de fazer melhores escolhas, quando você aprende a ouvir o que é realmente melhor para você novamente.


3) Prepare os Alimentos. Quando você cortar e cozinhar os alimentos, observar as várias texturas, cheiros e sons desses alimentos, com isso você sintoniza seu corpo com os alimentos que você irá comer.



4) Desfrute da comida enquanto come. E foco nos alimentos!

Quando você estiver prestes a comer note as cores, formas e textura dos alimentos. Sinta o cheiro da comida e quando você der uma mordida perceba todos sabores diferentes. Coma com calma, com a mente presente e com o foco nos alimentos. Lembre-se: o estresse pode levar a indigestão! Desfrutar a comida irá enviar os sinais de plenitude para o seu cérebro.


5) Assim que você terminar de comer

Depois que você terminar de comer note os sentimentos de plenitude, saciedade e satisfação. Tente até diferenciar e dar uma nota para cada um dessas sensações. Perceba os sabores que perduram em sua mente e na sua boca. Fique ciente dos sentimentos depois que você comeu e o corpo vai voltar ao estado de repouso e vai ajudar na digestão.


6) Depois de algumas horas

Note como você ficou depois de sua refeição. Lembre-se não existem alimentos bons ou ruins. Mas sim alimentos que te deixam bem e confortável e alimentos que te deixam com mal estar, cansaço, indigestão ou indisposição. Use seu corpo como bússola e seu cérebro vai fazer melhores escolhas futuras pelo simples fato de você ter noticiado a ele que talvez aquele alimento não faz você se sentir tão bem depois de ser comido.


7) Sentar para comer as refeições – É importante se sentar e comer a comida. Algumas pessoas ficam na frente da geladeira ou despensa e beliscam a comida. Este é um hábito que você pode evitar, porque você pode se desconcentrar enquanto você está comendo.


8) Manter os lanches no prato – É aconselhável sempre colocar seus lanches no prato em vez de comê-los diretamente no saco ou caixa. Isso irá ajudá-lo a reconhecer o quanto e o que você vai comer. Essa prática ajuda a manter atenção ao que você consome.


9) Nada de multitarefa enquanto come – Largue quaisquer distrações como TV, tablet, celular enquanto come, porque se você está distraído enquanto come torna-se difícil de recordar a quantidade de alimento que você consumiu e o seu corpo para comer mais.





10) Coma a quantidade certa de alimentos para você - Relembre cuidadosamente, antes de uma nova refeição o que você comeu, quando você comeu e quanto você comeu. Você pode não estar com fome e no entanto estar comendo devido ao tédio, enquanto assiste TV por exemplo. O ideal é comer a quantidade certa de alimentos, sentindo quando está satisfeito, ou seja, nem comer em excesso e nem comer muito menos.

Como comer com atenção plena auxilia com a relação com o corpo e com a balança

Aprender a comer com atenção plena é um caminho duradouro e seguro para estabelecer uma melhor relação com o corpo, com a comida e com a balança e não um fim. O mindful eating é uma mudança de paradigma.


Dra. Paula Teixeira

drapaulateixeira.com.br

57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page