top of page

AS 7 PRINCIPAIS ATITUDES DO MINDFULNESS

Atualizado: 27 de jun. de 2021

"Quando reconhecemos que estamos sendo continuamente surrados por nossos sentimentos, podemos desenvolver a determinação necessária para aprender como nos resgatamos desse processo." - Dzogchen Ponlop



Hoje vamos aprender a lidar com as emoções desafiadoras a partir de atitudes do Mindfulness. Reconhecer as emoções e saber quais os comportamentos condicionados que a emoção trilha, é fundamental para esse processo!

Mas, por que lidamos bem com as nossas emoções a partir da atenção plena?

Em primeiro lugar, o Mindfulness nos ajuda a identificar as nossas emoções desafiadoras.

Se questione: "Quais são os meus pensamentos condicionados a essa emoção?", "Quais são os meus sentimentos relacionados a essa emoção?", "Quais são os meus comportamentos hoje, condicionados a essa emoção?"

Dessa forma, conseguimos nos adentrar da melhor forma nesse universo para o maior controle desses sentimentos.


  1. Não julgar

Através dessa atitude, compreendemos que não temos conhecimento absoluto sobre determinada emoção. Como é que a raiva surge pra você? Se você não estivesse tentando se livrar da raiva, o que

iria notar?

Logo, o não julgar é você se abrir para olhar a emoção como se você não a conhecesse.


Por exemplo, se a tristeza ou o tédio faz com que você tenha vontade de comer, talvez, se você olhar sem julgamentos, você começará a perceber quais são as ações do seu dia, ou os acontecimentos que fizeram surgir aquela emoção e quais são os comportamentos condicionados que ela cria.


2. Mente de Principiante

Essa atitude te permite olhar com "frescor" para suas emoções. Como se de fato, fosse a primeira vez que estivesse as enxergando.


3. Paciência

A paciência é um convite pra que você entenda que todas essas emoções são um processo e que esse entendimento exige prática!

Podemos agir dessa forma independentemente do tempo de vida. Por exemplo, se você não soube lidar com as suas emoções durante 30 anos, está tudo bem se você aprender em 5 anos a lidar com elas. Olhar para as suas emoções com paciência, é fundamental!


4. Não "lutar"

Não "lutar" é permitir a compreensão de que as emoções estejam acontecendo em você. Por exemplo, "Eu não quero que a raiva surja quando alguém não for honesto comigo.", com esse pensamento, você estará lutando contra a sua emoção natural, fazendo com que você sofra mais.

O Mindfulness propõe que nós olhemos para as nossas emoções com franqueza!


5. Aceitação

Essa atitude nos propõe olhar para a emoção e ter a consciência de que é realidade. Porém é importante destacar que ACEITAR não é CONCORDAR!

Por exemplo, quando alguém faz um comentário pejorativo sobre o seu corpo, é natural que você esboce tristeza, e não venha a aceitar o comentário dessa pessoa. Aceitação é observar os fatos e não as histórias! Logo, a aceitação diz respeito a não fingir que aquilo não aconteceu.


6. Soltar

É a ação de aprender a suavizar, acalmar e cuidar do nosso corpo, dessas sensações que sobrecarregam o nosso sistema.


7. Agradecimento e Generosidade

A gratidão e a generosidade são um convite para olhar para as emoções desafiadoras como mensageiras que vão nos ajudar a cuidar melhor de nós mesmas.

Dessa forma, nos permitimos a olhar com amorosidade e abertura para as mensagens que as nossas emoções estão nos transmitindo.


Quer mais informações sobre o assunto? Abaixo, vídeo completo, com mais detalhes pra vocês!



68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page