• Paula Teixeira

COMO LIDAR COM AS EMOÇÕES?

Aprenda a enfrentar seus momentos difíceis através do Mindfulness.



As nossas emoções são mensageiras, e é assim que precisamos encarar o que surge dentro da gente. Muitas vezes é desafiador, pois tendemos sempre a querer estar no "bem-estar" ou no "neutro" e as nossas emoções mexem diretamente com isso.

É importante que a gente aprenda a lidar com as nossas emoções de maneiras diferentes para que não utilizemos a comida como um recurso de alivio imediato.


Hoje, quero propor de maneira prática alguns ensinamentos que nos ajudam a lidar com as nossas emoções.


1. As emoções são respostas



As emoções, em um sentido geral, são respostas! Elas nos predispõem a algumas ações condicionadas.

Imagine que você está bravo, e talvez você tenha alguns comportamentos, pensamentos e sensações corporais que você está acostumado a ter quando está bravo. Isso forma uma região de acesso que condiciona ações para determinado sentimento cotidiano. Logo, algumas pessoas quando ficam bravas, têm reações condicionadas como o aumento do batimento cardíaco, vermelhidão no rosto ou até mesmo o ato de xingar o próximo.


Entenda que as emoções nos contam coisas muito importantes sobre nós mesmos.

Em geral, quando temos emoções desafiadoras, tendemos a querer que elas não aconteçam. Em suma, precisamos entender que as emoções são boas e que nós podemos aprender a lidar com as "emoções ruins" de maneira hábil.


E qual seria o primeiro passo para ressignificar nossas emoções?

  • CONHECER

Conheça suas emoções, e entenda como elas são e quais as ações condicionadas você está predisposto(a) a desencadear com esses sentimentos.

Faça os seguintes questionamentos:

"Quais as ocasiões que essas emoções surgem?"

"Quais as pessoas que estão conosco nessas ocasiões?"

"Em quais eventos essa emoção surge?"

"Qual a resposta que eu estou dando hoje?"


Se atente as respostas, e aos poucos realize mudanças pontuais para amenizar as ações desencadeadas por sentimentos corriqueiros.


2. Nós temos o poder de regular as nossas emoções (Mindfulness)



É fato que as nossas emoções são extremamente poderosas, e se não nos atentarmos, elas podem fazer uma bagunça enorme em nossa mente. Mas lembre-se, nós temos o poder de nos abrirmos para as nossas emoções, e de regularmos o quanto vamos olhar para elas.


Quer mais informações sobre o assunto? Abaixo, vídeo completo, com mais detalhes pra vocês!





Posts recentes

Ver tudo