Como o ganho de peso acontece?

Será que é mesmo só querer?
Será que emagrecer é fácil e todo mundo consegue?
O ciclo das dietas revelado
Em um estudo publicado há 10 anos pela King's College of London, foram analisados 10.000 prontuários. O estudo demonstrou que uma pessoa com IMC abaixo de 40, possui a chance de emagrecer: 1 a cada 210 se for homem e 1 a cada 124 se for mulher. E se o IMC for acima de 40, 1 a cada 1290 se for homem e 1 a cada 677 se for mulher.
O estudo concluiu que a atual maneira de manejar o peso em programas focados em dieta e exercício não são efetivos pra combater a obesidade à nível populacional.
Muitas vezes pensamos que a conta é simples, mas na realidade há uma complexidade por trás do emagrecimento. Pra você ter uma noção mais aprofundada, nossa regulação do peso possui 4 níveis:
Composição do corpo;
Regulação endócrina;
Metabolização de cada organismo para a glicose, carboidrato, proteína e gordura;
Funcionalidades e interconexões do sistema renal, sistema cardiovascular, regulação de temperatura, entre outros.
Ou seja, lembre-se desses níveis no momento em que ouvir que para emagrecer basta déficit calórico. Essa compreensão nos ajuda a perceber que não estamos no controle do peso!
Isso não é para causar desespero, mas sim, para avaliarmos todas as variáveis por meio do Mindfulness e da Autocompaixão, despertando a Humanidade Compartilhada, ou seja, "não sou só eu que não consigo emagrecer", 95% das pessoas estão na mesma situação.
2. Como o ganho de peso acontece?
O ganho de peso acontece por meio de um ciclo de 5 fatores;
Insatisfação corporal / desafios de vida / meio ambiente / sedentarismo / doenças / medicações / genética / alterações fisiológicas.
Aumento de Peso;
O aumento do peso retoma a nossa insatisfação corporal;
Isso nos motiva a aderir a Restrição Alimentar + Exercícios Físicos;
Como resultado: desregulação do Centro da Fome e Saciedade + Comportamento Alimentar Deturpado = Diminuição do Metabolismo
Nesse processo, entramos no ciclo das dietas restritivas, que nos levam a uma perda de peso, alteram nossa fisiologia, aumentam o apetite, diminuem nosso metabolismo, você volta a ganhar peso e caso não pare definitivamente esse ciclo, voltará para a dieta restritiva e começará o processo novamente.
3. E agora, como sair do ciclo das dietas?
Precisamos modificar os nossos comportamentos de forma duradoura para uma alimentação que seja adequada para nosso corpo e que seja compatível com a nossa rotina, para que não precisemos depender desse ciclo.
Para mais informações, assista o vídeo abaixo.