top of page

Como o ganho de peso acontece?



Será que é mesmo só querer?

Será que emagrecer é fácil e todo mundo consegue?


  1. O ciclo das dietas revelado

Em um estudo publicado há 10 anos pela King's College of London, foram analisados 10.000 prontuários. O estudo demonstrou que uma pessoa com IMC abaixo de 40, possui a chance de emagrecer: 1 a cada 210 se for homem e 1 a cada 124 se for mulher. E se o IMC for acima de 40, 1 a cada 1290 se for homem e 1 a cada 677 se for mulher.


O estudo concluiu que a atual maneira de manejar o peso em programas focados em dieta e exercício não são efetivos pra combater a obesidade à nível populacional.


Muitas vezes pensamos que a conta é simples, mas na realidade há uma complexidade por trás do emagrecimento. Pra você ter uma noção mais aprofundada, nossa regulação do peso possui 4 níveis:

  • Composição do corpo;

  • Regulação endócrina;

  • Metabolização de cada organismo para a glicose, carboidrato, proteína e gordura;

  • Funcionalidades e interconexões do sistema renal, sistema cardiovascular, regulação de temperatura, entre outros.

Ou seja, lembre-se desses níveis no momento em que ouvir que para emagrecer basta déficit calórico. Essa compreensão nos ajuda a perceber que não estamos no controle do peso!


Isso não é para causar desespero, mas sim, para avaliarmos todas as variáveis por meio do Mindfulness e da Autocompaixão, despertando a Humanidade Compartilhada, ou seja, "não sou só eu que não consigo emagrecer", 95% das pessoas estão na mesma situação.


2. Como o ganho de peso acontece?


O ganho de peso acontece por meio de um ciclo de 5 fatores;

  1. Insatisfação corporal / desafios de vida / meio ambiente / sedentarismo / doenças / medicações / genética / alterações fisiológicas.

  2. Aumento de Peso;

  3. O aumento do peso retoma a nossa insatisfação corporal;

  4. Isso nos motiva a aderir a Restrição Alimentar + Exercícios Físicos;

  5. Como resultado: desregulação do Centro da Fome e Saciedade + Comportamento Alimentar Deturpado = Diminuição do Metabolismo

Nesse processo, entramos no ciclo das dietas restritivas, que nos levam a uma perda de peso, alteram nossa fisiologia, aumentam o apetite, diminuem nosso metabolismo, você volta a ganhar peso e caso não pare definitivamente esse ciclo, voltará para a dieta restritiva e começará o processo novamente.


3. E agora, como sair do ciclo das dietas?


Precisamos modificar os nossos comportamentos de forma duradoura para uma alimentação que seja adequada para nosso corpo e que seja compatível com a nossa rotina, para que não precisemos depender desse ciclo.


Para mais informações, assista o vídeo abaixo.




Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page