• Paula Teixeira

Como praticar mindfulness?

Atualizado: Mai 2


Liberte-se do medo de comer!


Você está precisando de dicas para continuar essa prática ou está começando a entrar nesse

estilo de vida e está um pouco perdido?

Ou talvez você nem saiba o que é Mindfulness, caiu nesse blog de paraquedas, mas tem o

desejo de melhorar a sua relação com a comida e dar um adeus as dietas?

Hoje vou te mostrar o que é o Mindfulness, te ajudando por meio da prática a ter uma relação mais leve com a comida e com você mesmo. Continua comigo pra descobrir!


  1. O que é o MINFULNESS?

O Mindfulness é a nossa capacidade de notar o que acontece dentro da nossa mente e ao nosso redor com uma presença aberta, gentil e conectada.

Essa habilidade de habitar o centro da nossa própria vida, nos tira de algo que nomeamos de "piloto automático". Ao nos tornarmos conscientes, adicionamos saúde à nossa mente e corpo.


2. Como aplicar o MINDFULNESS?

Pra que possamos entender cada vez mais sobre o que é MINDFULNESS, é importante conhecermos a natureza da nossa mente humana, e também o que é diametralmente contrário, o que chamamos de "piloto automático" ou mente errante.

Conhecer a natureza da nossa mente é essencial para sentirmos a conquista da prática do MINDFULNESS. Quando estamos desatentos, a nossa mente entra no modo de rede padrão, aonde nos encontramos dispersos em nosso passado, procurando problemas que ocorreram eventualmente, ou no futuro, pensando nas adversidades que poderão ocorrer, ou até mesmo no presente, ruminando todas essas ocorrências.

De certa forma, o modo de rede padrão é inevitável, visto que surgiu para garantir a nossa sobrevivência.

Vou te dar um exemplo: Quando um leão estiver perseguindo uma zebra, e a perseguição acabar insatisfatoriamente para o leão, essa mesma zebra não irá sentar embaixo de uma árvore e refletir se o leão virá atrás dela novamente. Com a gente isso não ocorre, se você estiver sendo perseguido por um leão, e ele não conseguir te alcançar, você irá ficar ruminando todos os problemas acerca daquela situação, com uma preocupação excessiva pelo passado, presente e futuro.

Logo, o modo de rede padrão é importante para a sobrevivência, pois nos permite refletir acerca das situações, porém não é tão benéfico para a felicidade, pois gera ruminação das adversidades. O modo "piloto automático" gera um enorme gasto de energia cerebral, portanto ao sair do modo de rede padrão, gastamos menos energia e consequentemente nos conectamos com nós mesmos, gerando uma felicidade completa e genuína.

Entenda que não conseguimos nos desprender 100% da "piloto automático", visto que é um padrão da nossa mente, e eventualmente estaremos saindo da consciência das nossas ações cotidianas. Porém, é um exercício diário, para a nossa felicidade, nos policiarmos pela consciência das nossas ações, de forma leve e gentil.

A teoria da prática é simplista, porém realista. Pare, concentre-se na sua atividade do agora, e foque nela sem dispersões. Se preferir, dê uma pausa, e internalize a sua respiração. Trate esse processo com leveza e gentileza, o desenvolvimento é gradativo!


3. MINDFULNESS no comportamento alimentar?

Vou te trazer um exemplo sobre essa divagação da consciência no processo alimentar:

Quantas vezes você comeu um pedaço de uma refeição X, olhou para a pessoa ao lado, e perguntou se ela havia comido aquele pedaço? Você comeu no modo "piloto automático".

Logo, entenda, comer com atenção plena, percebendo o que você está comendo enquanto está comendo, te dará maior satisfação e saciedade.


Quer comer em paz, com tranquilidade, descobrindo mais sobre o seu corpo? Mantenha-se no presente, focando plenamente na observação genuína daquela atividade.

Abaixo, vídeo completo explicativo pra vocês!