• Paula Teixeira

ENTENDA O MINDFULNESS DE UMA VEZ POR TODAS!



Quantas vezes desejamos ir ao parque, estar de férias, ter um tempo com a nossa família, ou ter um tempo de qualidade com os nossos filhos, e na realidade, não aproveitamos nenhum desses momentos. Nossa mente estava deslocada em muitos outros afazeres!

O Mindfulness é justamente o convite para sairmos do piloto automático e passar a viver o momento presente!

Agora, fica o meu questionamento: Aonde está a sua mente nesse exato momento?



1. Mindfulness é uma experiência não verbal


Mindfulness é a simplicidade em si mesmo. Trata-se de parar e estar presente. Isso é tudo. (Jon Kabat-Ziinn, 2003)
Mindfulness significa prestar atenção de forma particular de propósito, no momento presente, sem julgamentos. (Jon Kabat-Ziinn, 2003)

Mindfulness é a capacidade de você prestar atenção de forma intencional nos seus próprios processos cognitivos e comportamentos, momento a momento, com uma atitude aberta, curiosa e sem julgamentos. Na prática, ele expressa um comportamento de mente não deslocada, e sim, atenta ao momento presente.


Vou te dar um exemplo de distração corriqueira em nossa rotina diária: Você está no seu trabalho, e não para de imaginar o momento de chegar em casa e assistir uma série. Quando você chega em casa para assistir uma série, adivinha? Não para de pensar no trabalho!


Segundo pesquisas realizados na universidade de Harvard, 46% do tempo estamos com a mente distraída, ou seja, pensando no passado que a gente queria mudar mas não pode, ou pensando no futuro, nas situações que queremos controlar, mas não temos domínio. Estamos preocupados constantemente com o que poderia acontecer, e consequentemente perdemos um tempo precioso do nosso presente nos preocupando com situações que nunca acontecerão!




Nesse exemplo é nítido a diferença entre o Mindfulness e a mente distraída. O cachorro está contemplando o momento de estar no parque, enquanto o humano não consegue se concentrar no momento presente, divagando entre diversas preocupações.


Conclusão

O trabalho da nossa mente é divagar, de modo evolutivo a fim de nos proteger, escaneando todas as possibilidades, problemas e riscos.

Atualmente o nosso papel, a convite do Mindfulness, é que notemos esse movimento, proporcionando ao nosso cérebro o questionamento sobre o que precisamos fazer agora. Dessa forma, cultivamos de maneira intencional essa presença!



Quer mais informações sobre o assunto? Abaixo, vídeo completo, com mais detalhes pra vocês!





12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo