top of page

MINDFULLNESS - Prática Guiada com chocolate 🍫

Esta é uma meditação que possui como objetivo te auxiliar no comer intencional, principalmente para alimentos que considere "gatilho". Nesse caso, utilizamos como exemplo o CHOCOLATE.



  1. Prática Guiada

Pegue o chocolate e coloque em um prato.


Feche os olhos, respire profundamente várias vezes, tornando-se cada vez mais centrado e relaxado. Fique consciente do seu nível de fome! Em uma escala de 1 à 10, quanto está? Como você sabe disso? Nesse momento esteja ciente do seu nível de saciedade. Em uma escada de 1 à 10, quanto está? Como você sabe disso?


Agora, abra dos olhos, e olhe para o prato a sua frente. Pegue 3 pedaços, separe-os. Em suas mãos, pegue 1 único pedaço. Pegue esse pedaço com cuidado, o examinando como se estivesse vendo pela primeira vez. Como essa comida chegou até você? Aonde ela foi feita?


Nesse momento, feche os olhos novamente. Aproxime o chocolate, e cheire suavemente. Coloque na sua boca sem morder ainda, e observe como você o sente. Se quiser agora, pode morder, observando cada uma das alterações do seu paladar. Continue mastigando conscientemente!


Observe agora, onde está seu medidor de teste de satisfação. Sendo 10 o mais satisfeito que você poderia estar, e 1 nada satisfeito. Permita se desfrutar dessa pequena quantidade de alimento o máximo possível. Observe como seu corpo todo reage a esse alimento. Note qualquer alteração na satisfação com o gosto na sua boca. A satisfação pode subir, pode descer ou pode permanecer a mesma. Se decidir engolir, preste atenção na experiência.


Mantendo os olhos fechados, tome várias respirações profundas, mantendo-se centrado e relaxado. Novamente observe sua fome e o nível da sua saciedade.


Abra seus olhos suavemente, apenas para pegar mais um pedaço do alimento. Feche os olhos novamente, e repita o processo. Observe se há alguma diferença com o primeiro pedaço. Observe as alterações gustativas.


Note agora, onde está seu medidor de teste de satisfação. Sendo 10 o mais satisfeito que você poderia estar, e 1 nada satisfeito. Continue comendo conscientemente. Como seu corpo se sente? Você percebeu alguma mudança?


Com atenção, tome a decisão de engolir, prestando atenção na experiência. Esteja ciente do seu corpo, das emoções e dos sabores que permanecem na sua boca.


Agora, decida se irá para o terceiro pedaço ou não, e esteja consciente do motivo. Caso decida permanecer, repita todo o processo até se sentir saciada.


Antes de encerrar essa prática, leve alguns instantes trazendo sua consciência para a sua respiração.

Aos poucos, vá trazendo sua atenção novamente para o ambiente, e assim que se sentir confortável, abra os olhos delicadamente.


Quer mais informações sobre o assunto? Abaixo, vídeo completo, com mais detalhes pra vocês!



155 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page