• Paula Teixeira

Por que eu estou com fome?

Descubra o mistério por trás da fome e saiba como "lidar" com isso.


Você sente que está sempre com fome? Você sente que parece que o seu corpo está sempre

pedindo por mais comida, mesmo tendo acabado de comer? Você acha que está exagerando ou

que parece ter algo de errado com a frequência que você se alimenta?

Hoje eu vou te explicar porque você se sente assim, através da perspectiva do Mindfulness e Mindfuleating.

Vem comigo!


  1. Respeite a sua fome física

Por que a gente sente fome? Você já pensou que a sua fome é um problema? Será que a sua sensação é realmente fome ou vontade de comer?

O termo "Respeite a sua fome física" é um dos conceitos do Intuitive Eating, visto que a sensação de fome é a sua maior aliada para decifrar o apetite. Logo, a sensação de fome física irá te fazer compreender qual é a hora certa pra comer.


2. As dietas restritivas atrapalham na identificação da fome física


As dietas restritivas propagam a ideia errada de que você deve comer de 3 em 3h pra saciar o seu organismo, mas infelizmente isso não faz com que você deixe de sentir fome. A partir disso, todas as vezes que você sente fome, você vai acreditar na premissa que irá comer demais.

O que acaba acontecendo? Você perde totalmente a sensibilidade de identificação da sua fome física.


Nós sentimos fome porque nosso corpo está pedindo energia e nutrientes. e é claro que essa resposta é óbvia, mas o que talvez você tenha feito a respeito disso não seja algo tão óbvio. É que às vezes seguimos algumas dicas e regras que vão dizer que esse sinal do seu corpo não deve ser respeitado.

Vou dar um exemplo de um outro sinal do seu corpo, pra que você possa entender perfeitamente o que nós estamos falando. Você já parou pra pensar que ninguém duvidou da própria bexiga quando sentiu vontade de fazer xixi? Mas que as dietas nos ensinaram a duvidar do sinal da fome?

Se você segura seu desejo de comer na fome física, seu anseio virá com mais força quando quiser saciar a sua vontade. E isso irá gerar uma enorme sensação de culpa e de perda de controle. Entenda: a fome é fisiológica, logo precisa ser suprida quando ela aparece!


O medo da fome acontece, porque as dietas passam essa falsa mensagem de que comer ENGORDA! Além de tudo isso, as dietas nos deixam famintos, porque estamos diminuindo nosso aporte de energia, tendo a sensação de que estamos com fome o tempo todo.

As dietas aumentam a produção dos nossos hormônios de fome e diminuem a produção dos nossos hormônios de saciedade, logo você se sente faminto o tempo todo. A solução pra isso? Comer!

A partir de agora, experimente ouvir o pedido do seu corpo por energia e nutrientes. Eu te garanto que seu corpo irá te recompensar!


Conclusão


Coloque na sua rotina nutrientes e alimentos que troquem informação com o seu corpo. Se faça estar nutrida! Comer quando estiver com fome física, e se manter alerta na identificação dos sentimentos e sensações quando estiver com fome emocional.

Aprenda a lidar com a vida sem a obsessão pela comida, é o que irá te ajudar a se colocar de volta no caminho de leveza e consciência.


Quer mais informações sobre o assunto? Abaixo, vídeo completo, com mais detalhes pra vocês!





Posts recentes

Ver tudo