• Paula Teixeira

COMO O MINDFULNESS PODE TE AJUDAR A MUDAR HÁBITOS?



Se você está lendo esse artigo, tenho certeza que é por que quer melhorar os seus hábitos! Acredito que você já tenha procurado diversas formas de lidar com os desafios do seu dia a dia, e talvez sinta que falta uma parte da resposta para viver em paz e equilíbrio. Não existe uma fórmula pronta para ser feliz, mas existe sim uma programação correta de como você reage e age frente aos obstáculos da vida.


  1. Solução dos problemas?

Em algum momento você já pensou em alguma solução para algum problema que já te ocorreu? Mudar de trabalho? Mudar de dieta? Mudar de país? Mudar de médico? Mudar de marido?

Talvez sim, certo?


Jon Kabat-Zinn, o pai do Mindfulness, em seu livro "Aonde quer que você vá, é você que está lá.", explica justamente esse questionamento. Se você não estiver bem resolvido consigo, nenhuma mudança irá te proporcionar a SOLUÇÃO para seus problemas. Logo, existe um denominador comum em tudo que existe com você, que é VOCÊ MESMO. Se não aprendermos a nos relacionar conosco e com nossos pensamentos de uma maneira mais sábia, provavelmente a vida ao nosso redor se tona mais difícil de ser administrada.


Através do Mindfulness aprendemos que o foco no momento presente torna nosso cotidiano mais gratificante. É válido reforçar que todos conseguimos cultivar a atenção plena, apesar da "correria" da vida moderna!


Vivemos em uma sociedade cheia de afirmações, regras, políticas, diretrizes e padrões, e se não nos policiarmos, a nossa vida pode começar a ser determinada por essas regras que foram impostas por outras pessoas. Essas regras genéricas, ajudam quando não temos um caminho a seguir, mas em compensação nos perdemos por completo dentro desses padrões.

E a nossa sabedoria, inteligência e capacidade de sentir? Será que essas regras genéricas, que foram criadas para populações, valem pra você? Será que o que deu certo para outras pessoas, vai dar certo pra você? Ou será que precisamos pensar por nós enquanto indivíduos?


Levando para a prática, por exemplo, é sobre conhecermos nossa fome e entendermos quando precisamos de um descanso. Essa compreensão está dentro de você!


"Prestar atenção é a melhor forma de se conhecer." G. Brian Benson

Separei uma prática especial pra você sobre o resgate da consciência, está disponível no vídeo abaixo. Aperta o play!



23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo