top of page

10 FORMAS DE PRATICAR O MINDFULNESS NO SEU DIA A DIA

10 formas simples e práticas de adicionar o Mindfulness no seu dia a dia!



Se você gostaria de aplicar momentos de Mindfulness na sua vida, expandindo a sua atenção plena, ou até mesmo exercitando mais o seu aprendizado além da prática sentada, continua lendo esse texto, que foi feito especialmente pra você!


  1. Prática do foco ou SAVORING

Nessa prática, coloque atenção especial em um objeto ou em algum foco comum do seu dia a dia.

Se abra a observação desse objeto, como se ele fosse uma novidade pra você. Se atente a superfície, a percepção das cores, ao formato, de onde ele veio, entre outros detalhes, mantendo sua atenção plena.

Essas análises te farão fixar no momento presente, e isso é Mindfulness!


2. A sola dos pés

A sola dos pés tem uma conexão fundamental com o seu corpo! Tendo em vista esse fator, quando levamos nossa atenção e curiosidade para a sola dos nossos pés, isto nos ajuda a regular nossas emoções em momentos desafiadores.

Caso você precise de um recurso para regular e equilibrar o seu dia, utilize esse prática.

Note qual parte do seus pés toca mais no chão, quais são as sensações disponíveis para sentir no seu pé. Você pode fazer essa prática de pé ou sentado(a).


3. Escaneamento corporal

É uma prática que pode ser executada de maneira informal, tendo como principal intuito a atenção plena para diversas partes do seu corpo.

Preste atenção no seu cabelo, couro cabeludo, cabeça, rosto, e vá descendo para cada parte da sua estrutura física. Percebendo se há tensão, ou uma vibração diferente em determinada região.

Imagine que você é um Scanner registrando cada parte do seu corpo, em seus mínimos detalhes!


4. Caminhada com atenção plena

Estamos caminhando a todo momento, não necessariamente a longas distâncias, mas andando a todo tempo em rotinas cotidianas.

Por exemplo, quando for pegar uma água, estender uma cama ou ir ao banheiro, note seus passos! Note o movimento dos seus pés, o percurso... Isso te ajudará a se manter no momento presente com atenção plena!


5. Momentos Compassivos

Note qual movimento o seu corpo precisa fazer agora. Feche seus olhos, traga sua atenção para seu corpo e perceba o que ele precisa movimentar.

Dessa forma, você leva toda a sua curiosidade e atenção as necessidades de movimentos e exercícios de determinadas regiões do seu corpo.


6. O que há de novo?

Olhe ao seu redor e observe algum objeto que você nunca notou ou que está em algum lugar diferente. Logo, note o que há de novo nos ambientes ao seu redor para te auxiliar na busca pela atenção plena.


7. Como eu sei que meu corpo está vivo?

É uma prática que pode ser executada de maneira informal, ou formal de forma guiada.

Ao longo do seu dia passe a se questionar "Como eu sei que meu corpo está vivo?", "Como eu identifico essa parte viva do meu corpo?".


8. Olhar para o céu


Observe o céu de onde estiver com toda a atenção e contemplação, de dia ou de noite.


9. Journaling / Diário


A ciência comprova que a prática de escrever sobre o seu dia ou até mesmo uma descrição breve de fatores de agradecimentos diários, são hábitos que geram saúde física e mental, assim como nos auxilia a cultivar o Mindfulness.


10. O Mindfulness da vida cotidiana

Todas as ações triviais da sua vida podem ser praticadas com atenção plena!

Por exemplo, lavar a louça, cozinhar... Cada detalhe dessas ações é indispensável para a prática da concentração.


Conclusão


Definitivamente, os benefícios do Mindfulness dependem da constância e do tempo que nos dedicamos a prática. Apesar da nossa vida extremamente corrida, conseguimos conciliar essas ações simples na nossa rotina eventualmente, e vamos aos poucos percebendo com mais atenção as nossas atitudes cotidianas para uma vida plena, feliz e saudável.


Quer mais informações sobre o assunto? Abaixo, vídeo completo, com mais detalhes pra vocês!



58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page