top of page

VOCÊ SABE O QUE É A RÉGUA DA SACIEDADE?

Hoje vou te explicar sobre uma ferramenta maravilhosa que te auxiliará na conscientização da sua saciedade.

  1. Régua da Saciedade

Sabe aquele dia que você observou que passou do seu limite ao comer, e pensou: "EU NUNCA MAIS VOU FAZER ISSO!"?

Agora, lembre-se desse dia em que você mais comeu, e se questione das sensações que ficaram disponíveis naquele momento.


Em geral, quero elencar pra vocês as sensações mais habituais de saciedade com exemplos rotineiros. Grau 1 (em que há poucos indícios de saciedade) até o grau 10 (em que a saciedade está em um índice mais avançado):


1 ao 4 - Sensação de que ainda falta comida, sendo muito presente o sentimento de insatisfação.

5 ao 8 - Nesse intervalo, estamos confortavelmente cheios! Sensações como: satisfação, conforto, barriga cheia, bem estar e alívio são recorrentes.

9 ao 10 - Geralmente você está passando mal, com desconforto gástrico, uma imensa necessidade de deitar, terá pensamentos como "Nunca mais eu como dessa forma!", a roupa ficará apertada, sensação de entalo, enjoo e moleza. Sentimentos como: culpa, arrependimento e raiva são corriqueiros nesse índice!


Os índices de 7 ao 8 são os níveis ideias que sinalizam ao nosso organismo que é hora de parar de comer, visto que levamos em torno de 20 minutos para enviar a mensagem ao nosso cérebro de que estamos saciados. Portanto, se pararmos de comer no nível 10, teremos consequências desagradáveis de desconforto passado os 20 minutos.


Há também o oposto, em que o pensamento da dieta faz com que o paciente acredite que o "comer bem" é sinônimo de "comer menos do que eu posso", dessa forma muitos pacientes chegam na clínica considerando o comer emocional, porém não percebem que deixando de comer uma variedade de alimentos proporcionados durante uma refeição principal, em troca de uma alimentação mais enxuta, acabam sentindo a necessidade de comer um doce ao final do processo. Logo, quando estamos acostumados a dieta, acabamos por comer pouco (índices de 1 ao 4) e não nos saciamos durante as refeições principais, nos levando a comer de forma desajustada.


Quer mais informações sobre o assunto? Abaixo, vídeo completo, com mais detalhes pra vocês!







Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page